tag:blogger.com,1999:blog-19676822102154169472024-02-20T00:35:06.458-08:00Administração em JornalismoCurso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-39737802760423155222009-11-16T04:24:00.000-08:002009-11-16T05:12:19.136-08:00Para inspirar...Entrevista com James Hunter, autor do livro O MONGE E O EXECUTIVO.Um líder? Com certeza, afinal quantas pessoas ele conseguiu influenciar para que este livro fosse considerado um best seller?<br /><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dwjWD_Md51WB0thRDoLXgD2978a88hRENnaKnPSKNIy3QKHw3CCSx4By9chUPivk_cCRtM6ranfUCbgvM6fCw' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-20799935881449460852009-11-16T04:12:00.000-08:002009-11-16T04:21:42.314-08:00Aula na quarta - feira<span style="font-size:130%;">Lembrando a todos que esta semana teremos uma aula especial na </span><span style="font-weight: bold;font-size:130%;" >quarta - feira (18/11)</span><span style="font-size:130%;">, no último horário. A presença nesta aula valerá para quinta - feira, mas vale ressaltar que na quinta a professora Indiara estará cumprindo horário de aula normalmente!!!</span>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-34414337705544292962009-11-16T03:07:00.000-08:002009-11-16T03:34:35.467-08:00Anotações do caderno...12/11<span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold;">Como elaborar um Plano de Negócios ??</span></span><br /><br /><ol><li>Identifique uma oportunidade de negócio.</li><li>Observe seus concorrentes.</li><li>Faça uma pesquisa de mercado.</li><li>Analise a viabilidade da empresa a ser implantada.<br /></li></ol><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold;">Apresentação do Plano de Negócio:</span></span><br />Responder as questões acima; o que é o negócio, objetivos, justificativa. Um Plano de Negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo riscos e incertezas. Um Plano de Negócio permite identificar e restringir os seus erros no papel ao invés de comete-los no mercado.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold;">Análise de Mercado:</span></span><br />Análise dos clientes, dos concorrentes e estudo dos fornecedores.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold;">Plano de Marketing:</span></span><br />Descrição dos principais produtos e serviços a serem trabalhados (mídias a serem trabalhadas). Quais são suas estratégias promocionais, localização do negócio, questões relativas.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold;">Plano Operacional:</span></span><br />Toda apresentação do produto. Processos Operacionais. Qual a sua necessidade de pessoal.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold;">Plano Financeiro:</span></span><br />Estimativa dos investimentos fixos. Capital de giro. Estimativa do faturamento mensal da empresa. Indicadores de visibilidade: ponto de equilibrio (quanto entra, sai e o que sobra) e prazo de investimento.Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-86098618446061848832009-11-16T02:47:00.000-08:002009-11-16T03:04:41.083-08:00Próximos Trabalhos<span style="font-size:130%;">Galeraaaa, depois de uma semana daquela PROVAAAA...tivemos um tempo pra respirar, agora nos organizar para a entregas dos trabalhos que já estão com datas marcadas até o fim do semestre.<br /><br />Esta semana devemos entregar uma crônica ou um artigo de acordo com a leitura do livro: </span><span style="font-style: italic;font-size:130%;" ><span style="font-weight: bold;">O MONGE E O EXECUTIVO</span>, de James C. Hunter</span><span style="font-size:130%;">. Este trabalho deve ser entregue na </span><span style="color: rgb(255, 0, 0);font-size:130%;" ><span style="font-weight: bold;">quarta - feira (18/11</span> </span><span style="font-size:130%;">- último horário).<br /><br /></span><span style="font-weight: bold; color: rgb(255, 0, 0);font-size:130%;" >Dia 26/11</span><span style="font-size:130%;">: Entrega do </span><span style="font-style: italic;font-size:130%;" >questionário</span><span style="font-size:130%;">, quem ainda não o recebeu por email, por favor me mande o endereço e eu envio pra vcs!!!<br /><br /></span><span style="font-size:130%;">E por fim...<br /><br /></span><span style="font-weight: bold; color: rgb(255, 0, 0);font-size:130%;" >Dia 3/12</span><span style="font-size:130%;">: Entrega do </span><span style="font-style: italic;font-size:130%;" >Plano de Negócios,</span><span style="font-size:130%;"> nós montaremos um Plano de Negócios de uma empresa que devemos criar, pelo menos em nossas mentes, por enquanto!!!<br /><br />Todos estes trabalhos são individuais!!!!<br /></span>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-22802945154549485392009-11-04T19:03:00.000-08:002009-11-05T11:22:21.683-08:00Abordagem Comportamental - Aspectos Organizacionais Enfatizados<span style="font-style: italic;">Matéria do caderno que pode complementar os resumos dos colegas que também estão postados aqui no Blog e ajudar a todos na avaliação!!!</span><br /><br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(0, 51, 51);">Processo Decisório:</span></span><br />Diante das alternativas, as decisões selecionam o que representa a melhor opção. Hierarquia organizacional, as decisões particulares são reflexos das decisões globais.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(204, 51, 204);">Liderança:</span></span><br />Capacidade de fazer a melhor escolha é uma das maiores habilidades dos líderes que flexibilizam a decisão, apoiando-se na colaboração de todos. Um bom líder deve entender a organização, os indivíduos que a compõe e suas relações. Só assim, poderão estimular ações coordenadas.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(102, 102, 0);">Autoridade e Consentimento:</span></span><br />A autoridade é a característica da ordem na organização formal. O governando dirige ou determina o que deve ser feito na organização.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(204, 0, 0);">Homem Administrativo</span><span style="color: rgb(204, 0, 0);">: </span></span><br />Homens racionais diante de diferentes situações.<br />Eventos futuros e possibilidades dos mesmos;<br />Alternativa de ações disponíveis e suas consequencias;<br />Princípios próprios de ordem de preferencia.<br /><br /><span style="font-size:130%;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(51, 51, 255);">Conflitos e Objetivos:</span></span><br />Trabalhadores maduros que se sentem capacitados a sugerir mudanças e propor inovações para melhoria do desempenho organizacional, mas nem sempre encontram canais de comunicação aberta a sua proposta.Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-50597896567702693872009-11-03T12:12:00.001-08:002009-11-03T12:18:42.534-08:00Avaliação<span style="font-weight:bold;">DIA 05/11/2009</span><br /><br />A matéria dada em sala esta resumida neste blog, há mais textos no disco virtual e será avaliado também os temas de <span style="font-style:italic;">Abordagem Comportamental</span>, apresentado pelos grupos nas últimas semanas!!!<br /><br />BOA PROVA A TODOS!!!!Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-59232333485113572402009-11-03T11:15:00.000-08:002009-11-04T09:03:57.934-08:00mais teorias<span style="font-weight: bold; color: rgb(0, 102, 0);font-size:130%;" >Administração Científica - ORT - Organização Racional do Trabalho<br /></span><br /><ul><li>Análise do trabalho e estudo de tempos/ movimentos</li><li>Est. da fadiga humana</li><li>Divisão do trabalho </li><li>Desenvolvimento de cargos e tarefas</li><li>Incentivos salariais</li><li>Homo economicus</li><li>Condições ambientais de trabalho </li><li>Padronização do trabalho e máquinas</li><li>Supervisão funcional</li></ul><br /><br /><span style="font-weight: bold;">Funções da Empresa - Fayol</span><br /><br /><ul><li>Técnicas</li><li>Comercias</li><li>Financeiras</li><li>Segurança</li><li>Contábeis</li><li>Administrativas</li></ul><br /><span style="font-weight: bold;">Princípios Gerais da Administração - Fayol<br /></span><br /><ul><li>Div. do trabalho</li><li>Autoridade e responsabilidade</li><li>Disciplina </li><li>Unidade de comando </li><li>Unidade de direção</li><li>Subordinação</li><li>Remuneração do pessoal</li><li>Centralização </li><li>Cadeia escalar</li><li>Ordem </li><li>Equidade</li><li>Estabilidade do pessoal</li><li>Iniciativa</li><li>Espírito de equipe</li></ul>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-15110706358214397402009-11-03T10:30:00.000-08:002009-11-04T09:00:40.116-08:00Teorias da AdministraçãoEstudamos as Teorias de Administração, seus princípios, diferenças e semelhanças... abaixo, um resumo do que a professora passou no quadro:<br /><br /><span style="font-weight: bold;"><br /></span><span style="font-weight: bold;font-size:130%;" ><span style="color: rgb(0, 102, 0);">Escola de Administração Científica:</span></span><span style="font-weight: bold;"><br /></span><span><span style="font-weight: bold;">Frederick Taylor<br /></span></span><ul><li>Pai da Administração Científica</li><li><span>Pioneiro da administração</span></li><li><span>Operacional</span></li><li><span>Engenheiro</span></li></ul><span style="font-weight: bold;">Princípios</span><br /><ul><li>Princípio do Planejamento</li><li>Princípio de Preparo</li><li>Princípio de Controle</li><li>Princípio de Execução</li></ul><br /><span style="font-weight: bold;">Ford</span>:<br /><ul><li>Princípio de Intensificação</li><li>Principio de Economicidade</li><li>Princípio de Produtividade</li></ul><br /><br /><span style="color: rgb(0, 102, 0);font-size:130%;" ><span style="font-weight: bold;">Teoria Clássica</span></span><br /><span style="font-weight: bold;">Henri Fayol</span><br /><ul><li>Prever</li><li>Organizar</li><li>Comandar</li><li>Coordenar</li><li>Controlar</li><li>Ênfase na estrutura<br /></li><li>Abordagem de cima para baixo<br /></li></ul><span style="font-weight: bold;">Taylor:</span><br /><ul><li>Divisão do trabalho</li><li>Métodos de trabalho para o tempo necessário</li><li>Ênfase nas tarefas</li><li>Abordagem de baixo para cima</li></ul><span style="font-style: italic;"></span><br /><span style="font-weight: bold;">Princípio de Eficiência de Harrington Emerson</span><br /><ul><li>Planos de acordo com objetivos<br /></li><li>Bom senso</li><li>Orientação / supervisão<br /></li><li>Disciplina<br /></li><li>Honestidade / justiça</li><li>Registros</li><li>Remuneração proporcional</li><li>Normas para condição de trabalho</li><li>Normas para o trabalho em si<br /></li><li>Normas para operação<br /></li><li>Estabelecer intruções precisas</li><li>Oferecer incentivo a maior rendimento e eficiência.</li></ul>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-41102611104048901232009-10-28T10:37:00.000-07:002009-11-03T11:30:37.647-08:00"Você nasceu marketeiro"<span style="font-size:130%;">Mais reflexão a partir do texto lido em sala de aula, escrito pelo consultor, escritor e palestrante, Mário Persona.<br /><br />Uma dica é navegar pelo site de Persona, cheio de textos, vídeos, crônicas... diversos temas tratados nesta disciplina, muito bacana!!!!<br /><br />O vídeo abaixo fala sobre marketing pessoal!!!!! Confiram!!!<br /><br />http://www.mariopersona.com.br</span><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dzYVUEQP6-vkuhX-V2ps2lE_3MlMJj3XOr4v7DuIn9zYzf6WGp46W4uvzGkrDhU7_dF6S1zZY6UKMK330xtEw' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe><a href="http://www.mariopersona.com.br"></a>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-35789879639539752412009-10-28T10:03:00.001-07:002009-11-03T11:12:19.434-08:00Onde você quer chegar????<span style="font-size:100%;">Trabalhando minha memória e pesquisando em meu caderno, que não é bem um caderno como de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1">Mari</span> <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_2">Manfredini</span>...achei </span><span style="font-size:100%;">uma reflexão feita nos primeiros dias de aula de grande importância para todos e </span><span style="font-size:130%;"><span style="font-size:100%;"> que introduziu os princípios da Administração...<br /><br /></span><blockquote style="font-style: italic;"><span style="font-size:100%;">ONDE ESTAMOS E ONDE QUEREMOS CHEGAR?????</span></blockquote><span style="font-size:100%;"><br /><br /></span><span style="font-size:100%;">A partir dessa <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_3">conscientização</span> podemos traçar nossos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_4">objetivos</span>, nossas estratégias, percebermos o que está sendo feito e o que falta fazermos para chegarmos onde almejamos!!! Em vários momentos da vida é preciso repensar, refazer estas metas e <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_5">objetivos</span>, <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_6">replanejar</span>.<br /><br />Sempre devemos nos perguntar ...<br />Onde estamos e onde queremos chegar?<br /><br /><br /></span><br /></span>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-63120456013986423552009-10-28T09:34:00.000-07:002009-11-03T11:09:36.129-08:00Antes tarde do que nunca!!!!!<span style="font-size:130%;"><span style="font-size:100%;">Galera,<br /><br />gostaria de me desculpar pela demora de minhas postagens aqui no Blog, mas, no começo não sabia que tinha sido escolhida como aluna blogueira para esta disciplina. Depois tivemos alguns problemas com as senhas e blá blá blá...<br /><br />Então chega de perder tempo, vamos ao que interessa...<br /><br />Vou colocando aos poucos toda a matéria que tenho desde o começo do semestre, logo logo está tudo em dia!!!<br /><br />Quem tiver alguma coisa bacana, alguma dúvida, questionamento, vídeos, qualquer coisa a respeito desta disciplina pode me procurar ou me enviar um email...Com a ajuda de vocês este Blog vai ser muito mais enriquecedor!!!<br /><br /></span><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-weight: bold;font-size:100%;" >AVANTE</span><span style="font-size:100%;"> !!!!</span><br /><br /><br /></span><div style="text-align: center;"><span style="font-size:130%;">Contatos da blogueira:</span><br /><span style="font-size:130%;">Sthefânia Gianvechio - 6° período Comunicação Social - Jornalismo</span><br /><span style="font-size:130%;">sthemelo@hotmail.com</span><br /></div><span style="font-size:130%;"><br /></span>Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1967682210215416947.post-56260078588422347852009-08-25T10:45:00.001-07:002009-08-25T10:50:50.265-07:00CurrículoEi,<br /><br />olha, alguns currículos breves demais, outros longos demais.<br />A medida é o bom senso, o equilíbrio, claro...<br />mas uma pitada de técnica não faz mal, né...<br /><br />Seguem as dicas de Augusto Campos,<br />vejam só:<br /><br /><strong>10 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum caprichado<br /></strong><br />Quando alguém for analisar se deve ou não contratar você, ou chamar você para uma entrevista, existe um determinado conjunto de informação que essa pessoa precisa ter a mão – e cabe a você encontrar este ponto de equilíbrio, sem deixar faltar nenhum dado essencial, nem colocar informações desnecessárias que possam prejudicar a análise.<br />Siga as seguintes dicas:<br /><br />1 – Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo – ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.<br /><br />2 – Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se adequem ao perfil que a empresa deseja.<br /><br />3 – Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”<br /><br />4 – Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que você tenha uma boa justificativa – o mínimo que se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de contato.<br /><br />5 – Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou vice-versa – as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está contratando. O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.<br /><br />6 – Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.<br /><br />7 – Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.<br /><br />8 – Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…<br /><br />9 – Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios – incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!<br /><br />10 – Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado. Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que a empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável que ele seja o último.<br /><br />Sorte,<br />Profa IndiCurso de Comunicação Social da Universidade de Uberabahttp://www.blogger.com/profile/00948861682829840973noreply@blogger.com1